ETNOGRAFIA: é o estudo descritivo de um povo. Descreve os agregados populacionais. É uma descrição baseada na observação participante.
ANTROPOLOGIA: ciência que estuda o homem em geral, desde seu aspecto físico à sua cultura, à sua maneira de viver, sua organização social, etc.
CULTURA: é tudo aquilo que um povo ou grupo étnico adquire do passado dos seus antepassados: a língua, usos e costumes, danças e canções, trajes, culinária, modos de vida e de trabalho, etc.
"O principal veículo da cultura é a linguagem".
SOCIOLOGIA: é o estudo da sociedade, dos fenômenos sociais, suas instituições e suas regras.
FATOS SOCIAIS: tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar, como devemos ser, sentir e comportar.
"Os fatos sociais são os objetos de estudo da sociologia".
INSTITUIÇÃO SOCIAL: é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade.
ANOMIA: são os problemas existentes na sociedade: miséria, fome, desemprego, etc.
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: foi escrito por Durkheim, na tentativa de "curar" a sociedade, através da solidariedade social, pelos membros da sociedade.
SOLIDARIEDADE SOCIAL: cada "órgão" tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Se cada membro da sociedade exercer uma função na divisão do trabalho ele será obrigado através de um sistema de direitos e deveres e também sentirá a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros.
SOLIDARIEDADE MECÂNICA: se dá através da interação e identificação social que os indivíduos tem entre si: religião, cultura, costumes, etc.
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA: se dá através da relação de interdependência causada pelo trabalho, ou seja, cada área é completada pela outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário