domingo, 16 de agosto de 2009

REUNIÃO DO GT SEGURANÇA DA FASUBRA EM BRASÍLIA

10 a 12 de agosto de 2009.

Com 25 delegações presentes (UNB (DF), UFRG (RS), UFRGS (RS), UFPEL (RS), UFSM (RS), Federal de São Carlos (SP), UNICAMPI (SP), UFES (ES), UFU (MG), UFMG (MG), UFSJ (MG), UFM (MA), UFMS (MS), UFSC (SC), UFPE (PE), UFPB (PB), UFCE (CE), UFRN (RN), UFPA (PA), UFAM (AM), UFRJ (RJ), UFG (GO), UFRRJ (RJ), UFRPE (PE), UFV (MG) e contando ainda com a participação da FASUBRA (Luizão e Léia) a reunião foi um completo sucesso. Abaixo o relato de algumas das discussões ocorridas.

Na abertura dos trabalhos pela parte da manhã foi definido o temário da reunião do GT Nacional e dados os informes das delegações presentes, totalizando 25 Universidades. Logo após, Léia, coordenadora geral da FASUBRA, explanou sobre o momento atual da Federação, o movimento dos vigilantes em todo o país e a importância de se ter conseguido o espaço para a audiência pública, ressaltou que já havia conversado com Mozarte e que seus discursos estariam afinados.Propôs que fizéssemos um manifesto para distribuir no Congresso, falando sobre risco de vida e concurso público, suas necessidades e implicações.

Luizão (representante da Federação – Pasta de Políticas Sociais) - esclareceu a todos sobre a posição da Fasubra no tocante ao porte de arma pelos vigilantes, deixando claro que a Federação solicitou que o GT SEGURANÇA NACIONAL deverá enviar seu parecer a respeito, sendo favorável ou não ao porte de arma Institucional para vigilantes das IFES.Após a exposição de Luizão foram abertas as falas para o posicionamento do GT, sendo que o mesmo definiu que: O GT NACIONAL DE SEGURANÇA É FAVORÁVEL AO PORTE DE ARMA DE FOGO INSTITUCIONAL PELOS VIGILANTES DAS IFES, NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES E APÓIA O PLS 287/2008.
Por fim foi apresentado pelo GT SEGURANÇA da UFU, uma proposta para criação de um Projeto/Política Nacional de Segurança das IFES, a ser apresentada para a FASUBRA. Ficando definida a criação de uma comissão de sistematização para continuidade do Projeto/ Política Nacional de Segurança das IFES. Farão partes desta Comissão os Coordenadores Nacionais do Seminário de Segurança e nomes apresentados pelo GT SEGURANÇA NACIONAL.
Membros da Comissão:
Wesley (UFU); Mozarte (UFRGS); Anchieta (UFRN); Lima (UNB); Djalma (UFC); Paulo César (UFRRJ); Graça (UFPA); Ademir (UFSCAR).

Antes do termino da reunião no dia 11 ainda foi apresentado um vídeo pela companheira Marina Evangelista do GT Segurança da UFMG com fotos de familiares, confraternizações e de diversos eventos em que os vigilantes das IPES estiveram presentes.

2 comentários:

  1. CARISSIMO WESLEY.
    NOS OS 340 VIGILANTES UNIVERSITARIOS DA UFPE,
    VIMOS SOLICITAR O SEGUINTE:
    QUAL A CONCLUSAO POSSIVEL A SER TIRADA DOS
    PLS 173, 179 E 287 DE 2008, O MANDADO DE INJUN
    ÇAO 721 DE 2007 E OS MANDADOS DE SEGURANÇA IM
    PETRADOS PELA NOSSA CATEGORIA FUNCIONAL?
    SABEMOS QUE RECENTEMENTE A POLICIA DO DISTRI
    TO FEDERAL FOI CONTEMPLADA COM O PAGAMENTO DO
    ADICIONAL DE RISCO DE VIDA. ATE 2008 SO OS CO-
    LEGAS DAS EMPRESAS E CARRO-FORTE RECEBERAM DES
    DE 1981, DE ACORDO COM DISSIDIO COLETIVO(clt).
    PODEMOS TODOS NOS VIGILANTES UNIVERSITARIOS
    ENTRAR JUDICIALMENTE COM UM MANDADO DE INJUN-
    ÇAO?
    aGUARDAMOS VOSSAS ORIENTAÇOES JURIDICAS.

    ALUIZIO G. AZUL - paulista/pe.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Wesley(valentão!),
    Estou chegando agora de Brasília e acho que foi muito positiva a nossa atuação lá, em todos os sentidos, pois aproveitamos também para darmos um pulo na sede da ANDIFES e conseguimos transmitir as nossas demandas na reunião que estava acontecendo lá. Deixei pré-agendado uma reunião entre vc e o Mozart, juntamente com os nossos vigilantes e o reitor, para que possamos apresentar as respectivas palestras de vocês aqui, para que possamos pressionar e embasar as nossas proposições quanto a abertura de concurso público para vigilante, a nível nacional. No mais, estaremos atentos aos nossos pleitos no congresso. Até mais,
    Mendes(cordenador nacional da região sudeste).

    ResponderExcluir