HONDA volta a fabricar a NX400i Falcon, agora modelo 2013

Recebei recentemente a notícia, via MOTOS BLOG, de que a Honda voltará a fabricar a NX 400 FALCON, só que agora injetada e com ABS. Creio que é consenso de que a Honda deu um tiro no pé ao retirar a Falcon e introduzir a XRE 300, um verdadeiro retrocesso, pois o que pretende fazer agora era o esperado a quatro anos atrás.

Mas leiam a matéria do MOTOS BLOG, e formem suas próprias opiniões:

Honda apresenta a NX400i Falcon 2013, a Moto que deixou muitas saudades em 2008, último ano em que foi vendida. 

Reestilizada, mas ainda muito parecida com o modelo anterior, a moto conta agora com alimentação por Injeção Eletrônica.

Pelo que dá para perceber na foto, a moto terá freios ABS, pois é possível ver o disco com sensor na roda traseira. Mas não é possível garantir, pois afinal, pode ser apenas o sensor do velocímetro.

O motor será o mesmo de 400cc da Falcon antiga, com cabeçote de 4 válvulas radiais acionadas por um único comando (sistema RFVC).

O preço, baseado apenas no meu chute do outro lado do campo, será de uns R$ 17.000,00 na versão normal e R$ 19.000,00 na versão ABS. Nesta faixa de preço, não há nada parecido no mercado. Tem a XRE300 por R$ 13/15 mil, e a XT660R por R$ 26 mil.

Veja mais fotos da Falcon 2013:
Honda NX400i Falcon 2013.

Assistam aos vídeos:

Vamos a ficha técnica:

Motor
Tipo4 tempos, 1 cilindro, 4 válvulas, OHC RFVC, refrigerado a ar e cárter seco.
Cilindrada397,2 cc
Diâmetro x Curso85,0 x 70,0 mm
Taxa de compressão8,8:1
Potência máxima28,7 cv @ 6.500 RPM
Torque máximo3,27 kgf.m @ 6.000 RPM
Marcha Lenta1.400 RPM +/- 100
Capacidade de óleo2,2 litros (1,7 para troca)
Combustível
AlimentaçãoInjeção Eletrônica
Tanque de combustível15,3 litros (5,3 reserva)
Eletrônica
IgniçãoECU/CDI
PartidaElétrica
Bateria12V 6Ah selada
Farois12V 55/60W H4
Transmissão
EmbreagemMultidisco banhada a óleo
CâmbioManual sequencial de 5 marchas
Transmissão finalCorrente com o-ring
Quadro
TipoBerço Semiduplo
Dimensões
Comprimento2.157 mm
Largura789 mm
Altura1.222 mm
Distância mínima do solo242 mm
Distância entre eixos1.434 mm
Altura do assento850 mm
Peso seco157 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico, 215mm de curso.
TraseiraBraço oscilante monoamortecido Pro-Link, pré-carga da mola ajustável, 180mm de curso.
Roda dianteiraRaiada, de 21 polegadas.
Roda traseiraRaiada, de 17 polegadas.
Pneu dianteiro90/90 21M/C 54S (com câmara)
Pneu traseiro120/90 17M/C 64S (com câmara)
Freio dianteiroDisco simples ventilado de 256mm de diâmetro e pinça de 2 pistões.
Freio traseiroDisco simples ventilado de 220mm de diâmetro e pinça de 1 pistão.
Preço estimado (2013)R$ 17.000,00 Standard, R$ 19.000,00 ABS.
Cores (2013)Preta ou Prata

Comentários

  1. Irá sair para os mercados europeus ou ficará só no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. 28 cv é menor que os 29,5cv da antiga carburada e os 30cv da sahara 350cc. Bateria de 6ah em uma moto 400cc com partida elétrica e injeção eletronica? Estão fazendo milagre mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando os primeiros compradores adquirirem as suas para que possamos tirar conclusões mais definitivas sobre o novo modelo da Falcon.
      Em breve posto aqui.

      Excluir
    2. boa tarde, adquiri uma falcon nx400i zero, acredito que semana que vem estarei com ela, vamos ver.... depois posto comentários sobre o que ela proporcionará!!

      Excluir
    3. Muito bom meu amigo, se você postar suas impressões será de grande valia. Eu, mesmo sem conhecer a moto de fato, penso que é uma ótima pedida, pois o mais próximo dela é a Honda NCX 700, mas o preço é muito salgado. A minha, 2008 deve valer uns 11/12.000,00 penso que uma 2013 por uns R$18.000,00 é bastante justo. Ainda mais pelo retorno que considero que ela deve dar. Digo isso pois considero que ela deve ser bem melhor que a minha, que ainda é carburada. Bom, estamos novas informações assim que você puder postar suas impressões. Abraços.

      Excluir
  3. Minha nossa, 19 mil por isso?
    Só podem estar de brincadeira.
    A antiga já tinha era fraca pra uma 400, ficava pra traz de 250 na estrada.
    Pelo menos trocaram as válvulas controladas por varetas, que o Henri Ford usava em 1890 por comando simples de cabeçote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, para uma fazer 250 ficar na frente da falcon, só se ela tiver tido a transmissão alterada, caso seja original, te garanto que não anda mais que a Falcon, nem a fazer e nem a cb300.
      Digo isso, supondo que todas em estado de original, sem alterações.

      Excluir
  4. Comprei a nova NX400i há uma semana e posso dizer que estou gostando muito dela, a tocada é suave por conta da injeção, já tive uma 2002 mas a injetada é muito melhor, esqueça esse negócio de potência menor, você nem percebe, sobe paredes do mesmo jeito, para andar no meio do trânsito é muito boa , leve ágil e o melhor, incrivelmente econômica!! Paguei R$16.990,00 mas está valendo a pena!! recomendo!
    Só acho que poderia melhorar o acabamento do banco, as rodas poderiam ser pintadas de preto, fora isso, nem precisa mexer mais!!! Estou muito feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, gostaria que, se puder, assim que você fizer uma média publique para sabermos. Ah, se por acaso fizer uma viagem nela, coloque também suas impressões, na minha, Falcon 2008, já viajei por vários lugares e foi excelente.

      Excluir
    2. Ola Wesley, eu vou medir quanto ela está fazendo na cidade, apesar de ainda estar meio amarradona, mas é muito esperta, ágil, só não costumo viajar de moto por causa da familia, mas pelo menos vou contando as impressões, ok?
      Abraços!
      Sérgio

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FUNÇÕES DO SETOR PÚBLICO

CONCEITOS: CAPITALISMO, SOCIALISMO, COMUNISMO E ANARQUISMO

ALGUMAS QUESTÕES SOBRE SEGURANÇA PRIVADA