Recebei recentemente a notícia, via MOTOS BLOG, de que a Honda voltará a fabricar a NX 400 FALCON, só que agora injetada e com ABS. Creio que é consenso de que a Honda deu um tiro no pé ao retirar a Falcon e introduzir a XRE 300, um verdadeiro retrocesso, pois o que pretende fazer agora era o esperado a quatro anos atrás.
Mas leiam a matéria do MOTOS BLOG, e formem suas próprias opiniões:
Mas leiam a matéria do MOTOS BLOG, e formem suas próprias opiniões:
Honda apresenta a NX400i Falcon 2013, a Moto que deixou muitas saudades em 2008, último ano em que foi vendida.
Reestilizada, mas ainda muito parecida com o modelo anterior, a moto conta agora com alimentação por Injeção Eletrônica.
Pelo que dá para perceber na foto, a moto terá freios ABS, pois é possível ver o disco com sensor na roda traseira. Mas não é possível garantir, pois afinal, pode ser apenas o sensor do velocímetro.
O motor será o mesmo de 400cc da Falcon antiga, com cabeçote de 4 válvulas radiais acionadas por um único comando (sistema RFVC).
O preço, baseado apenas no meu chute do outro lado do campo, será de uns R$ 17.000,00 na versão normal e R$ 19.000,00 na versão ABS. Nesta faixa de preço, não há nada parecido no mercado. Tem a XRE300 por R$ 13/15 mil, e a XT660R por R$ 26 mil.
Veja mais fotos da Falcon 2013:
Assistam aos vídeos:
Vamos a ficha técnica:
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindro, 4 válvulas, OHC RFVC, refrigerado a ar e cárter seco. |
Cilindrada | 397,2 cc |
Diâmetro x Curso | 85,0 x 70,0 mm |
Taxa de compressão | 8,8:1 |
Potência máxima | 28,7 cv @ 6.500 RPM |
Torque máximo | 3,27 kgf.m @ 6.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 2,2 litros (1,7 para troca) |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 15,3 litros (5,3 reserva) |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 6Ah selada |
Farois | 12V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 5 marchas |
Transmissão final | Corrente com o-ring |
Quadro | |
Tipo | Berço Semiduplo |
Dimensões | |
Comprimento | 2.157 mm |
Largura | 789 mm |
Altura | 1.222 mm |
Distância mínima do solo | 242 mm |
Distância entre eixos | 1.434 mm |
Altura do assento | 850 mm |
Peso seco | 157 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico, 215mm de curso. |
Traseira | Braço oscilante monoamortecido Pro-Link, pré-carga da mola ajustável, 180mm de curso. |
Roda dianteira | Raiada, de 21 polegadas. |
Roda traseira | Raiada, de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 90/90 21M/C 54S (com câmara) |
Pneu traseiro | 120/90 17M/C 64S (com câmara) |
Freio dianteiro | Disco simples ventilado de 256mm de diâmetro e pinça de 2 pistões. |
Freio traseiro | Disco simples ventilado de 220mm de diâmetro e pinça de 1 pistão. |
Preço estimado (2013) | R$ 17.000,00 Standard, R$ 19.000,00 ABS. |
Cores (2013) | Preta ou Prata |
ficou chick essa ;D
ResponderExcluirIrá sair para os mercados europeus ou ficará só no Brasil?
ResponderExcluir28 cv é menor que os 29,5cv da antiga carburada e os 30cv da sahara 350cc. Bateria de 6ah em uma moto 400cc com partida elétrica e injeção eletronica? Estão fazendo milagre mesmo.
ResponderExcluirEstou esperando os primeiros compradores adquirirem as suas para que possamos tirar conclusões mais definitivas sobre o novo modelo da Falcon.
ExcluirEm breve posto aqui.
boa tarde, adquiri uma falcon nx400i zero, acredito que semana que vem estarei com ela, vamos ver.... depois posto comentários sobre o que ela proporcionará!!
ExcluirMuito bom meu amigo, se você postar suas impressões será de grande valia. Eu, mesmo sem conhecer a moto de fato, penso que é uma ótima pedida, pois o mais próximo dela é a Honda NCX 700, mas o preço é muito salgado. A minha, 2008 deve valer uns 11/12.000,00 penso que uma 2013 por uns R$18.000,00 é bastante justo. Ainda mais pelo retorno que considero que ela deve dar. Digo isso pois considero que ela deve ser bem melhor que a minha, que ainda é carburada. Bom, estamos novas informações assim que você puder postar suas impressões. Abraços.
ExcluirMinha nossa, 19 mil por isso?
ResponderExcluirSó podem estar de brincadeira.
A antiga já tinha era fraca pra uma 400, ficava pra traz de 250 na estrada.
Pelo menos trocaram as válvulas controladas por varetas, que o Henri Ford usava em 1890 por comando simples de cabeçote.
Olha, para uma fazer 250 ficar na frente da falcon, só se ela tiver tido a transmissão alterada, caso seja original, te garanto que não anda mais que a Falcon, nem a fazer e nem a cb300.
ExcluirDigo isso, supondo que todas em estado de original, sem alterações.
Comprei a nova NX400i há uma semana e posso dizer que estou gostando muito dela, a tocada é suave por conta da injeção, já tive uma 2002 mas a injetada é muito melhor, esqueça esse negócio de potência menor, você nem percebe, sobe paredes do mesmo jeito, para andar no meio do trânsito é muito boa , leve ágil e o melhor, incrivelmente econômica!! Paguei R$16.990,00 mas está valendo a pena!! recomendo!
ResponderExcluirSó acho que poderia melhorar o acabamento do banco, as rodas poderiam ser pintadas de preto, fora isso, nem precisa mexer mais!!! Estou muito feliz!!!
Valeu pelo comentário, gostaria que, se puder, assim que você fizer uma média publique para sabermos. Ah, se por acaso fizer uma viagem nela, coloque também suas impressões, na minha, Falcon 2008, já viajei por vários lugares e foi excelente.
ExcluirOla Wesley, eu vou medir quanto ela está fazendo na cidade, apesar de ainda estar meio amarradona, mas é muito esperta, ágil, só não costumo viajar de moto por causa da familia, mas pelo menos vou contando as impressões, ok?
ExcluirAbraços!
Sérgio
Valeu Sérgio! Abraços.
Excluir