terça-feira, 21 de novembro de 2017

PASSEIO DE MOTO NAS SERRAS CATARINENSES

11 Motociclistas, sendo nove de Uberlândia, um de Brasília-DF e outro de Mogi das Cruzes-SP (o guia, que se juntou a nós em Sorocaba-SP).

A maior parte do percurso é por estradas duplicadas e em bom estado de conservação.

1º Dia – 18/11/2017: Saída de Uberlândia-MG com destino a Sorocaba-SP.
Local de encontro para Saída: Posto Décio na saída para Uberaba na BR-050
Local de Destino: Hotel Nacional Inn Sorocaba, localizado na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, Km 2,6, s/n - Iporanga, Sorocaba – SP – Fone (15)3238-9800.
Horário combinado para saída de Uberlândia foi as 7h00, no entanto houve atrasos e a saída só foi possível por volta das 07h40. Rodamos por volta de 579 kms. Chegamos em Sorocaba as 15h30 aproximadamente. Sendo que boa parte do percurso fizemos pela BR 050, depois Bandeirantes e depois pela Rodovia do Açúcar.

Mapa do Percurso:
Este foi um dos dias com maior quilometragem de todo o roteiro. As  paradas  para  almoço/lanches e cafés foram combinadas, sendo as mesmas para abastecimento, parando entre 200 a 230 kms, em postos onde houvesse boa infraestrutura de banheiro e local para lanches ou refeição. Tudo combinado previamente com os participantes.

Ao chegarmos no hotel, o guia, Cadão, já nos aguardava. Deixamos as motos no estacionamento privativo do hotel. E aproveitamos para descansar e mais tarde jantarmos.

Nossa reunião sobre o briefing da viagem ocorreu no hotel por volta das 18h00.

Fotos:
Um dia antes da viagem, já com nosso amigo de Brasília junto a nós em Uberlândia
 
A saída de Uberlândia
 
 
 
Já em Sorocaba.
 
 
 
 
 
 
 

2º Dia – 19/11/2017: De Sorocaba-SP a Mafra-SC
Local de Saída: Hotel Nacional Inn Sorocaba
Local de Destino: Hotel Susin
Rua Felipe Schmidt, 522 - Centro - Mafra – SC – Fone (47)3641-4600
Horário de Saída: 8h00
Km do Dia: 503 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 16h00 e 17h00
Rodovias: BR-373 / SP-250 / BR-476 / BR-116

Mapa do Percurso:
Este foi o segundo dia de maior quilometragem do passeio.
A  maior  parte  do  percurso foi por  estradas  em  bom  estado  de conservação,  porém,  a  BR-476  (Serra  do  Rastro  da  Serpente)  está  com alguns  trechos  em  obras  com  operação  “Pare  e  Siga” e o asfalto em processo  de  recapeamento  em  alguns  pequenos  trechos.  Não  é  nada preocupante, mas teremos que ser cautelosos durante a pilotagem nestes trechos! 
 
 
   
  
 
 
 
Infelizmente ao fazer uma curva na Serra da Serpente um dos integrantes do passeio deslizou com a moto e caiu, sendo que sofreu duas fraturas na perna que ficou embaixo do baú da moto quando caiu. Acionamos ambulância, que o levou para Apiaí para os primeiros procedimentos de socorro e no dia seguinte para Sorocaba onde fez a cirúrgia e passa bem. Também foi acionado o seguro que, a princípio, queria levar a moto para Curitiba/PR, mas depois acabaram se dispondo a levá-la para Brasília.
   
Com isso a viagem deu uma atrasada, mas dos males o menor. O grupo se dividiu e segui viagem com metade até Mafra, onde chegamos por volta das 20 horas e o restante acompanhou o guia até o hospital em Apiaí para verem se estava tudo bem com nosso amigo que se acidentou. Posteriormente seguiram para Mafra, mas só chegaram lá por volta das 22 horas.
O  hotel  em que ficamos hospedados, Hotel SUSIN, possui  estacionamento  privativo  no  local,  porém deixamos  as  motos  sob a marquise  do próprio  hotel,  pela facilidade de acesso as mesmas e também por nos informarem que não havia riscos de danos ou furtos as motos.
 
3º Dia – 20/11/2017: Mafra-SC a Bom Jardim da Serra-SC
Local de Saída: Hotel Susin
Local de Destino: Hotel Fazenda Rota dos Cânions
Rodovia SC-390, Km 395, s/n – Fone (49)3232-0203
Horário de Saída: 8h00
Km do Dia: 368 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 14h00 e 15h00
Rodovias: BR-116 / SC-114 / SC-416 / SC-390

Mapa do Percurso:
Embora estivéssemos com um companheiro a menos e um pouco preocupados com o ocorrido na Serra do Rastro da Serpente, este foi um dia tranquilo de pilotagem em função da quilometragem bem menor que nos dias anteriores.

A  maior  parte  do  percurso  continuou  por  estradas  em  bom  estado  de conservação sem maiores dificuldades.

Neste dia passamos pelo Hotel Fazenda em ficaríamos e fomos direto até o mirante da Serra do Rio do Rastro, chegando lá no final da tarde e esperamos o anoitecer para vermos a serra iluminada.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 

Até o momento o tempo tem estado muito bom, sem chuva e sem neblina. Como todos estavam bastante cansados e ainda pensando no colega que havia se acidentado, optamos por não fazer uma descida noturna da serra e sim por irmos para o hotel descansarmos e acordar de madrugada, por volta das 04h00 para irmos ao mirante da SRR vermos o nascer do sol.

Após termos tido o prazer desse visual belíssimo com uma paisagem única, fomos para a pousada, no hotel fazenda, todos já bastante cansados e ansiosos para fazer a descida da Serra logo pela manhã.





Jantamos no próprio hotel e este foi o primeiro jantar incluso no pacote do passeio.





As quatro da matina boa parte do grupo se levantou e seguiu novamente para a Serra, a ideia foi assistir o nascer do sol por detrás das montanhas e descer a Serra até Lauro Miller pela primeira vez.
Após todo o grupo ter descido e subido a Serra voltamos para a pousada e nos preparamos para seguir viagem rumo a Urubici.
4º Dia – 21/11/2017: De Bom Jardim da Serra-SC a Urubici-SC
Local de Saída: Hotel Fazenda Rota dos Cânions
Local de Destino: Pousada das Flores 
Av. Adolfo Konder, 2273, Urubici – SC – Fone (49)3278-4107
Horário de Saída: 10h00
Km do Dia: 124 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 14h00 e 15h00
Rodovias: SC-390 / SC-416
Mapa do Percurso:
Este foi o dia de menor quilometragem da viagem, porém, um dos mais empolgantes porque pilotamos pela Serra do Rio do Rastro, o qual fizemos logo pela manhã, onde fomos ver o nascer do sol no mirante e aí descemos a Serra até Lauro Miller, depois voltamos, subindo novamente a Serra e seguimos para o hotel, onde metade de nossos companheiros, que não animaram levantar tão cedo, aguardavam para conhecer as curvas da Serra do Rio do Rastro e nosso guia os levou, juntamente com outros que quiseram descer novamente a serra. A maior parte do percurso foi feito por estradas em bom estado de conservação sem maiores dificuldades, exceto nos 8 km sinuosos da Serra do Rio do Rastro que é necessário fazer de forma bem tranquila e cautelosa.

Quando retornaram ao hotel, já por volta do meio dia, seguimos todos para Urubici, onde deixamos para subir o Morro da Igreja, no dia seguinte e assim passamos o dia tomando um chope em um barzinho tradicional de motociclistas e conversando sobre nossas impressões do passeio e dando boas risadas.
 
Até mesmo os banheiros são customizados...
 
Jantamos na Pousada das Flores, em Urubici, e este será o segundo jantar que está incluso no pacote.
 
O hotel possui estacionamento privativo no local e os atendentes são bastante simpáticos e atenciosos, tem inclusive uma loja anexa, que vende artigos, roupas e alguns acessórios para motociclistas e ciclistas. Vale a pena dar uma conferida.

A ideia do guia, Cadão, era que ao chegarmos em Urubici a trade fossemos direto conhecer o Morro da Igreja, no entanto como o tempo estava limpo e a turma um pouco cansada e com uma vontade danada de tomar uns chopes, resolvemos que iríamos ao Morro logo pela manhã, assim que fossemos sair para Camboriú.

No dia seguinte, ao sairmos de Urubici, logo pela manhã, seguimos para o Morro da Igreja, o qual estávamos ansiosos para conhecer, mas que devido ao tempo limpo deixamos para fazer pela manhã ao invés de na tarde do dia anterior.
Como podem ver no vídeo não tivemos muito sucesso, pois infelizmente estava completamente nublado, mas ainda assim não foi de todo perdido, pois já havíamos visto várias fotos do local com o tempo limpo e mesmo com tanta neblina deu para percebermos que o lugar é realmente fantástico. Agora teremos que voltar em outra data, para vermos de fato essa tão famosa paisagem.

Descemos o Morro da Igreja e fomos rumo a Balneário Camboriú, onde passaríamos o restante do dia e manhã do outro.

5º Dia – 22/11/2017: Urubici-SC – Balneário Camboriú-SC
Local de Saída: Pousada das Flores
Local de Destino: Hotel Marimar The Place. Av. Brasil, 1091 – Centro - Balneário Camboriú – SC – Fone (47)3367-3066.
Horário de Saída: 8h00 
Km do Dia: 232 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 13h00 e 14h00
Rodovias: BR-282 / BR-101

Mapa do Percurso:
Na chegada em Balneário Camboriú fizemos um pequeno desvio pela rota interpraias e pudemos contemplar um pouquinho do visual das belíssimas praias da região.

Almoçamos em Camboriú, onde tínhamos muitas opções próximas ao hotel. A escolha foi o Siri na Lata, restaurante beira mar e com uma ótima carta de frutos do mar.

Pelo horário que chegamos foi possível curtir uma praia tranquilamente, pois o hotel está localizado a 50 metros da praia, e também tivemos tempo para relaxar na piscina do hotel. 

O hotel possui estacionamento privativo no local para guardarmos as motos e ficarmos tranquilos quanto a segurança das mesmas.
 
 


6º Dia – 23/11/2017: Balneário Camboriú-SC – Morretes-PR 
Local de Saída: Hotel Marimar The Place
Local de Destino: Pousada Belas Morretes - Rua Coronel Rômulo José Pereira, 21 - Centro Histórico – Morretes - PR. Fone (41)3462-1121
Horário de Saída: 11h00
Km do Dia: 248 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 14h00 e 15h00
Rodovias: BR-101 / SC-415 / PR-412 / PR-508

Mapa do Percurso:
No dia seguinte alguns levantaram cedo, tomaram café e seguiram para fazer uma caminhada na praia e tomar banho de mar, outros aproveitaram para ficar até mais tarde na cama e descansar um pouquinho mais, pois ainda rodaríamos um bom tanto naquele dia, seguindo direto para Morretes sem parada para almoço, fazendo apenas um lanche rápido pelo caminho, aproveitando a parada para abastecimento que tem ocorrido a cada 200km aproximadamente e, neste caso em especial, também teríamos a travessia de balsa.
 
 
 
  
 
 
Tivemos bastante tempo, no período da tarde, para darmos uma volta pelo centro histórico de Morretes, que apesar de pequeno é bem simpático. 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 

 
 

Para  quem ainda  não  conhecia,  a  noite  jantamos  um  prato  muito típico da região chamado Barreado. Ele é feito com costela bovina e parece uma espécie de pirão. Para quem não curte este tipo de prato houve outras opções no restaurante, como o acompanhamento de frutos do mar, que resumidamente eram pratos com camarão preparados das mais diversas formas, muito bom mesmo!
 
 
 
 
 

As  pousadas  do  centro  histórico  de  Morretes  não  possuem estacionamento privativo no local, mas é possível deixar as motos em frente a  pousada que escolher  sem  nenhum  risco  de  segurança.  Mesmo  assim,  para  quem preferir  havia  um  estacionamento  fechado  a  50  metros  da  pousada  que estava a nossa disposição, no entanto todos optaram por deixar as motos em frente a pousada e não tivemos nenhum tipo de problemas ou incidentes.
 
 
 
No dia seguinte seguimos viagem logo após o café da manhã. Conhecemos a Serra da Graciosa, estrada muito charmosa, feita com pedras tipo paralelipípedo, com uma vegetação abundante em toda a Serra e com muitas, mas muitas flores silvestres margeando a estrada. O visual do mirante também é belíssimo!
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
O portal da Serra da Graciosa, outra atração que também não pode deixar de ser apreciada.
 
 
 
 
 
   
 

7º Dia – 24/11/2017: Morretes-PR – Sorocaba-SP
Local de Saída: Pousada Belas Morretes
Local de Destino: Hotel Golden Park Sorocaba. Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, km 2,6, s/n - Sorocaba – SP – Fone (15)3218-6969
Horário de Saída: 9h00
Km do Dia: 366 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 14h00 e 15h00
Rodovias: PR-410 / BR-116 / BR-478

Mapa do Percurso:
A subida para Sorocaba foi feita sentido BR-116 pela famosa Serra da Graciosa. Devido a 
questões ambientais, como já foi dito anteriormente, a parte mais sinuosa desta serra possui calçamento de  paralelepípedo.  Como o  tempo não estava  chuvoso  neste  dia,  não houve necessidade de  mudar  nossa  rota  e irmos por  outra  rodovia, que fosse  100% asfaltada, evitando assim qualquer risco de derrapagem das motos. 

Faremos uma parada na serra, já próximo a Sorocaba, para nos hidratarmos e também para abastecimento das motos, entre 180 e 200 km. 
  
 
 
 
 
Alguns optaram por  um  lanche e outros pelo almoço durante  o  percurso.

8º Dia – 25/11/2017: Sorocaba-SP - Uberlândia-MG
Local de Saída: Hotel Golden Park Sorocaba
Local de Destino: Posto Décio na saída para Uberaba na BR-050 em Uberlândia. 
Horário de Saída: 7h00
Km do Dia: 579 km
Horário Previsto de Chegada: Entre 15h00 e 16h00
Rodovia: BR-050

Mapa do Percurso:
Chegamos logo após o horário do almoço em Sorocaba e o hotel possui um bom restaurante a La Carte e também fornece ótimos petiscos, que foi a escolha dos que ainda não haviam almoçado.

O hotel possui estacionamento privativo no local.
 
 

Assim como no primeiro dia de viagem, este é um dos dias com maior quilometragem de todo o roteiro.

Todo o trajeto, de Sorocaba a Uberlândia se dá por estradas duplicadas, com vários pontos de pedágios, mas apenas dois, um já chegando a Uberaba e outro chegando a Uberlândia, eram cobrados pagamento de pedágio de motos. Na volta pegamos a Bandeirantes até a mesma se encontrar com a Anhanguera, próximo a Ribeirão Preto.

A  parada  para  almoço  ou  lanche  combinada  entre  o  guia  e  demais 
pilotos durante o percurso foi de ocorrer a cada 200km, assim como para abastecimento das motos.

Este  foi o último dia com toda a galera junta nesta viagem após uma semana com muitas aventuras e emoções! Foi feito todo o possível para que esta viagem se torne uma experiência muito legal e segura para todos os participantes. Um dos nossos principais objetivos é que todos voltem aos seus lares com um pouco mais de conhecimento sobre como se preparar e encarar  uma  viagem  longa  de  moto  e  que  isto  acenda  em  cada  um  dos participantes  um  desejo  muito  grande  de  encarar  um  novo  desafio  em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário