A matéria abaixo foi retirada do site "tô na estrada" e faz uma espécie de comparativo questionando se a nova BMW será uma rival a altura da Honda Africa Twin.
Segue a matéria:
"BMW revela a tão esperada F850GS. Com esta motocicleta completamente nova, a BMW desafia o popular África Twin da Honda, que já é uma estrela no seu segmento. Assim como antes, a BMW também oferece uma versão mais amigável, para iniciantes, chamada F750GS.
Novo motor de 95 cv e um intervalo de queima de 270/450 graus
Embora mantendo a mesma arquitetura “dois em linha”, o mecanismo do motor foi completamente redesenhado. Não é apenas o deslocamento maior – 853 cc. É que o novo motor vem com um virabrequim com um offset de 90 graus e um intervalo de explosão de 270/450 graus. Existem dois eixos de contrapeso que manipulam e eliminam as vibrações indesejadas. A BMW também aponta uma maior economia de combustível em relação ao modelo anterior.
Há também uma embreagem “ampliada”, com sistema “anti-salto” que proporciona uma redução na força aplicada ao manete de embreagem. Enquanto isso, a corrente foi posicionada do lado esquerdo, enquanto o escape está à esquerda – nota da redação: no modelo anterior era o contrário. Existe também um “quick-shifter” opcional disponível.
A BMW também afirma que o novo motor possui uma economia de combustível melhor e um som “emocionante” semelhante a um V2, devido à nova arquitetura dele.
Eletrônica – Modos de pilotagem
A nova F850GS possui dois modos de pilotagem padrão “chuva” e “estrada” – Rain & Road. Em comparação com os modelos anteriores, existe também um pacote opcional que inclui Modos de Pilotagem Pro: Dynamic, Enduro e Enduro Pro, em conjunto com o Dynamic Traction Control (controle de tração) e o ABS Pro. Basicamente, é quase o mesmo pacote eletrônico instalado no R1200GS. E sim, existe uma ESA dinâmica por aí (ESA = Ajuste Eletrônico da Suspensão), que pode agir de forma diferente, dependendo dos modos de pilotagem escolhidos.
Novo quadro – o tanque de combustível avança
O quadro “de ponte” que foi desenvolvido especialmente para a nova F 750 GS e F 850 GS integra o motor em linha de dois cilindros como elemento de suporte e consiste em componentes de chapa de aço soldados e embutidos. Ao contrário dos modelos anteriores com um segmento espacial de aço tubular, o novo quadro inovador tem uma construção monocasco, o que resulta especialmente em uma maior rigidez de torção.
Este novo conceito de quadro também foi acompanhado por um reposicionamento do tanque de combustível. Enquanto o tanque de combustível nos modelos anteriores estava localizado abaixo do banco, o novo tanque de 15 litros das novas F 750 GS e F 850 GS adota a posição clássica entre o assento e o cabeçote de direção.
Nova suspensão e ESA dinâmico
A nova F850GS vem com uma caixa de direção completamente nova e elementos de amortecedor de mola. O novo garfo vem com curso de mola de 204 mm. A ESA dinâmica que vimos na R1200GS agora está disponível no segmento intermediário também. O movimento de viagem e velocidade é gravado por um sensor de curso de mola no suporte de mola central que ajusta automaticamente o amortecimento para se adequar à situação, dependendo das condições de condução. O amortecimento do suporte de mola é ajustado de acordo com as válvulas de controle ativadas eletricamente. Este ajuste de amortecimento ocorre no espaço de alguns milissegundos. Como resultado mais conforto de amortecimento e uma resposta de pilotagem muito mais estável no off, mesmo sentado no banco.
O ESA dinâmico não funciona como um sistema autônomo, mas comunica-se com os outros sistemas de controle, como ABS / ABS Pro e ASC ou DTC. Além disso, o ESA dinâmico está ligado aos modos de condução ‘Rain’, ‘Road’, ‘Dynamic’, ‘Enduro e’ Enduro Pro ‘(o último disponível apenas com o F 850 GS).
A nova F 850 GS agora possui pneus sem câmara pela primeira vez, também com o tamanho 90/90 21 na frente e 150/70 R17 na parte traseira.
A altura de assento padrão do F 850 GS foi reduzida em 20 mm para 860 mm. Ao abaixar e incorporar um banco de assento inferior (equipamento opcional) é possível atingir uma altura mínima de assento de 815 mm com a F 850 GS.
A tela TFT de 6,5 polegadas em cores é opcional e você vem junto com um sistema de “pilotagem sem chave” (keyless ride).
NOTA DA REDAÇÃO: Outros sites apontam que o peso da F850GS passou de 207 kg em ordem de marcha, para 230 kg, também em ordem de marcha (com todos os fluídos, combustível, etc.).".
Mais fotos da nova BMW F 850 GS no site: http://tonaestrada.com.br/nova-bmw-f850gs-e-realmente-uma-concorrente-altura-da-africa-twin/
Nenhum comentário:
Postar um comentário