Da Infomoto
CB 300 R (vermelha) tem estilo radical e motor maior; Fazer 250 é mais econômica e ágil
Para iniciarmos a comparação entre as motos, "escaneamos" os dois modelos para verificar suas diferenças visuais. De cara, a CB 300R apresenta um design mais jovial e inspirado nas nakeds de maior cilindrada (CB 600F Hornet e CB 1000R). Chama atenção a pequena carenagem que envolve o farol e, consequentemente, o painel de instrumentos com display digital e ponteiro para acompanhar as rotações do motor. Além disso, a rabeta é minimalista, mais afilada, com a lanterna embutida e alças em alumínio para o apoio do garupa.Já a Fazer 250 tem farol sem moldura, velocímetro e tacógrafo analógicos (dois mostradores com ponteiros) e um pequeno display de cristal líquido que informa o nível de combustível, além de hodômetro total e dois parciais. Na parte traseira, o grande destaque são os piscas integrados à lanterna. O conjunto oferece excelente visualização, principalmente na indicação das mudanças de direção. Desde o seu lançamento, em 2005, já foram produzidas 142.790 unidades da Fazer 250, fazendo dela um sucesso de vendas no Brasil e também no exterior, já que a Yamaha do Brasil é polo exportador da Fazer 250 para todo o mundo.
Para iniciarmos a comparação entre as motos, "escaneamos" os dois modelos para verificar suas diferenças visuais. De cara, a CB 300R apresenta um design mais jovial e inspirado nas nakeds de maior cilindrada (CB 600F Hornet e CB 1000R). Chama atenção a pequena carenagem que envolve o farol e, consequentemente, o painel de instrumentos com display digital e ponteiro para acompanhar as rotações do motor. Além disso, a rabeta é minimalista, mais afilada, com a lanterna embutida e alças em alumínio para o apoio do garupa.Já a Fazer 250 tem farol sem moldura, velocímetro e tacógrafo analógicos (dois mostradores com ponteiros) e um pequeno display de cristal líquido que informa o nível de combustível, além de hodômetro total e dois parciais. Na parte traseira, o grande destaque são os piscas integrados à lanterna. O conjunto oferece excelente visualização, principalmente na indicação das mudanças de direção. Desde o seu lançamento, em 2005, já foram produzidas 142.790 unidades da Fazer 250, fazendo dela um sucesso de vendas no Brasil e também no exterior, já que a Yamaha do Brasil é polo exportador da Fazer 250 para todo o mundo.
Em SP, CB 300R é vendida acima da tabela a R$ 12.500; Fazer 250 sai abaixo, a R$ 10.600
Uma característica marcante destes modelos é sua agilidade, principalmente nas mudanças de direção. Em função de sua maior potência e torque, a CB 300R larga na frente quando a luz verde do semáforo se acende. Porém, a Fazer se destaca pelo maior ângulo de esterço. Realmente é uma difícil escolha entre uma novidade (CB 300R) e um conjunto bastante equilibrado (Fazer 250). Para acirrar esta briga, esperamos que a Yamaha apresente logo uma Fazer 300, com design mais radical e com um motor que ofereça mais potência e torque. Como ainda não temos bola de cristal -- apesar de fotos de uma nova Fazer já circularem pela internet -- a moto da Yamaha ainda oferece bom custo benefício e maior economia. Além disso, na cidade de São Paulo (SP) a CB 300R é vendida acima da tabela a R$ 12.500, enquanto a Fazer 250 é comercializada por preço abaixo do valor estipulado: R$ 10.600.
(por Aldo Tizzani)
FICHA TÉCNICA
Yamaha YS 250 Fazer
Motor: 249 cm³, quatro tempos, OHC, refrigerado a ar com radiador, duas válvulas
Motor: 249 cm³, quatro tempos, OHC, refrigerado a ar com radiador, duas válvulas
Diâmetro x curso: 74 x 58 mm
Taxa de compressão: 9,8:1
Potência: 21 cv a 8.000 rpm
Torque: 2,10 kgfm a 6.500 rpm
Transmissão: Câmbio de cinco marchas com transmissão final por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Quadro: Berço duplo em aço
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico, com 120 mm de curso; traseira monoamortecida com link, com 120 mm de curso
Freios: Dianteiro por disco simples de 282 mm de diâmetro, traseiro a tambor
Pneus: Dianteiro 100/80 17 M/C 52STraseiro 130/70 17 M/C 62S
Dimensões: Comprimento: 2.025 mm; Largura: 745 mm; Altura: 1.065 mm; Altura do assento: 805 mm;
Entre-eixos: 1.360 mm
Tanque: 19,2 litros
Peso: 137 kg
Cores: Vermelha, preta e prata
Preço: R$ 10.950 (tabela)
Honda CB 300R
Motor: 291 cm³, DOHC, quatro tempos, quatro válvulas
Diâmetro x curso: 79 x 59,5 mm
Taxa de compressão: 9,0:1
Potência: 26,53 cv a 7.500 rpm
Torque: 2,81 kgfm a 6.000 rpm
Transmissão: Câmbio de cinco marchas com transmissão final por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Quadro: Berço semiduplo
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico, com 130 mm de curso; traseira Monoamortecida, com 105 mm de curso
Freios: Dianteiro a disco simples de 276 mm de diâmetro, traseiro a tambor
Pneus: Dianteiro 110/70 17 (54H)Traseiro 140/70 17 (66H)
Dimensões: Comprimento: 2.085 mm; Largura: 745 mm; Altura: 1.040 mm; Altura do assento: 781 mm; Entre-eixos: 1.402 mm
Diâmetro x curso: 79 x 59,5 mm
Taxa de compressão: 9,0:1
Potência: 26,53 cv a 7.500 rpm
Torque: 2,81 kgfm a 6.000 rpm
Transmissão: Câmbio de cinco marchas com transmissão final por corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Quadro: Berço semiduplo
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico, com 130 mm de curso; traseira Monoamortecida, com 105 mm de curso
Freios: Dianteiro a disco simples de 276 mm de diâmetro, traseiro a tambor
Pneus: Dianteiro 110/70 17 (54H)Traseiro 140/70 17 (66H)
Dimensões: Comprimento: 2.085 mm; Largura: 745 mm; Altura: 1.040 mm; Altura do assento: 781 mm; Entre-eixos: 1.402 mm
Tanque: 18 litros
Peso: 143 kg
Cores: Preta, vermelha, prata e amarela metálica
Peso: 143 kg
Cores: Preta, vermelha, prata e amarela metálica
Preço: R$ 11.490 (tabela)
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